deuses egípcios relacionados a Osíris

Ísis
esposa de Osíris, ìsis encontrou as partes dispersas do corpo de seu marido. Com estas ela fez a primeira múmia, que enterrou em segredo, protegendo-a com poderosos encantos.
Osíris
a lenda conta que Osíris, rei do alto egito, ao sul, e do baixo egito, ao norte, reinou por muitos anos, mas foi assassinado. Ápos sua morte, tornou-se senhor do mundo subterrâneo. Será que essa história conserva a memória de um rei verdadeiro?
Hórus
filho vingador de Osíris, Hórus, com sua cabeça de falcão, tornou-se rei do Egito após a morte do pai. Foi um rei justo, e muitos templos foram construidos em seu luvor.
Set
irmão e inimigo de Osíris, cobiçou seu trono por muitos anos. Diz-se que depois de matar Osíris, Set esquartejou seu corpo e enterrou as partes em catorze locais secretos.
O "reino dos deuses"
os antigos egípcios acreditavam que antes da época dos faraós humanos- iniciada pelo reinado do rei Menés- houve um período conhecido como"reino dos deuses". Há várias listas indicando os "deuses" que reinaram nesse periodo- a Pedra de Palermo, o Papiro de Turim e os escritos de um sacerdote egícipcio do século III a.C., chamado Manetho. Embora escrita em grego, a lista de Mnetho descreve a ordem em que os deuses reinaram, desde Ptah e Rá até Shu, Geb, Osíris, Set e Hórus.