Pirâmide em degraus, saqqara
construída para ser a tumba do rei Zoser, esta foi a primeira estrutura em forma de pirâmide, erigida em 2600 a.C. pelo arquiteto do reino, Imhotep. Perto dela há várias outras belas pirâmides e tumbas.
Pirâmides de Gizé e a Esfinge
Pirâmide de miquerinos
construída em pedra calcária, com câmara mortuária de granito e revestimento externo inferior. Erigida em 2490 a.C. altura 65 metros.
Pirâmide de quéfren
construída em pedra calcária, com câmara mortuária em granito e revestimento externo de belas pedras brancas de calcário de Turah. Erigida em 2520 a.C. altura 143 metros.
Pirâmide de quéops
construída com pedra calcária, com câmara mortuária de granito e revestimento externo de belas pedras brancas de calcário de Turah. Erigida em 2550 a.C. altura 146 metros.
o julgamento
sala dos sarcófagos
mumificação
#1 mumificação: retirar os órgãos, primeiro, os órgãos do corpo eram retirados e o cérebro, extraído. Com exceção do cérebro, que era jogado fora, os órgãos eram preservados, separadamente, em jarros canopos.
#2 mumificação: secar, em segundo lugar, os corpos eram cobertos com um sal especial chamado natrão e, então, deixados por cerca de um mês para secar totalmente, o que dificultava a decomposição.
#3 mumificação: enfaixar, no terceiro estágio, centenas de metros de faixas de linho eram enroladas em volta do corpo para protegê-lo. Muitas jóias, algumas com propriedades mágicas, eram colocadas entre as bandagens.
#4 mumificação: colocar na tumba, por fim, a múmia era enrolada em um lençol. Com frequência se incluía um papiro do livro dos mortos para ajudar a reanimar o corpo e o "ba", ou alma do morto.
confecção do sarcófago
#1 caixão externo, feito de madeira entalhada, folheada a ouro, é o primeiro de vários caixões que ficam um dentro do outro, como bonecas russas, guardando a múmia na parte mais interna.
#2 segundo caixão, o segundo caixão é feito de madeira, folheado a ouro, e como os outros caixões, reproduz o rosto do jovem faraó.
#3 terceiro caixão
construído com cerca de 110 quilos de ouro maçiço, o terceiro caixão é a maior peça antiga trabalhada em ouro já encontrada do mundo.
#4 as faixas da múmia, no meio das faixas, Carter encontrou numerosas jóias e amuletos mágicos, todos destinados a proteger o rei na vida após a morte.
#5 a múmia, depois que Carter completar a "autópsia" do rei-menino, o corpo será devolvido á sua tumba como sinal de respeito, tanto á sua condição de rei quanto á sua extrema antiguidade.
Jarros canopos
quando uma pessoa era mumificada, seus órgãos internos eram retirados e colocados nos jarros canópicos, ou canopos, guardados por diferentes deuses:
jarro do chacal, o deus Duamuter, com cabeça de chacal, guardadva o estômago dos mortos dentro do seu jarro.
jarro humano, o fígado era colocado no jarro do deus Imset, que tinha cabeça humana.
jarro do babuíno, os pulmões eram guardados no jarro com cabeça de babuíno, do deus Hapi.
jarro do falcão, o deus Qebehsenuef, cabeça de falcão, era o protetor dos intestinos.