marcos históricos

as tumbas de beni hassan
nessas tumbas esplêndidas, aprendemos sobre as crenças dos antigos egípcios. Os faraós viveriam, após a morte, junto aos deuses das estrelas e do sol; mas na época do Médio Império, os nobres também passaram a ser mumificados, para que também pudessem viver para sempre no mundo subterrâneo, governado por Osíris.
A heresia de amarna
ao sul de beni hassan, avistamos as ruínas de Tel el Amarna.Essa cidade, conhecida como Akhetaten, foi construída pelo faraó Akenaton para ser a primeira capital do egito. Esse governante herético proibiu a adoração aos antigos deuses do Egito em favor de um deus único, Aton. Após a sua morte, a cidade foi derrubada por seus sucessores e seu nome, riscado da história.
Templo de seti I
aqui vários deuses eram venerados, como Ptah, Rá-Horakhte, Amon, Osíris, Ísis e Hórus.
templo de Hórus
no templo de Hórus, construído no local da grande batalha entre Set e Hórus, aprendemos que as estátuas dos deuses nem sempre ficavam trancadas em seus santuários, elas eram trazidas para fora em festividades especiais. A imagem do deus Hórus de Edfu era trazida para fora uma vez por ano, para celebrar seu casamento com a deusa Hathor. A imagem dela era trazida pelo rio desde Dendera, 160 quilometros ao norte.
templo de Ramsés II, abu simbel
Ramsés II construiu seu templo para mostrar seu domínio sobre a Núbia, um reino ao sul do egito. Em 1818, o explorador Belzoni retirou areia ao redor do portal de entrada, suficiente para conseguir passar.
Grande entusiasmo
De filas, cidade sagrada da deusa Ísis, a ilha de Biga, bem próxima. Essa ilha era sagrada para Osíris, chamada "abaton" ou "colina sagrada".

Esfinge
Tempestade de areia
sala hipostila karnak, Lúxor
há nada menos que 134 colunas gigantescas no templo de karnak, um dos locais mais fotograficos e impressionantes do egito.

Obelisco de tutmósis I, Karnak
esse obelisco, com 5 metros de altura e pesando 160 toneladas, foi erigido por volta de 1530 a.C. durante o novo império. Dizem que antigamente a ponta era  revestida com a ponta de ouro.
Templo de hatshepsut
Templo de Karnak
Templo de Ísis